Fornecedor em outros Estados - Consulta

Mariane Cavalcanti - Curitiba Paraná.

Gostaria de saber se existe algum sistema de consulta que possa identificar se um fornecedor tem reclamações em outros estados da federação?


Prezada Mariane.

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec, institui uma base de dados nacional e estadual que disponibiliza informações e gráficos em tempo real, cria novos mecanismos para inclusão dos órgãos municipais e ainda estabelece a base tecnológica necessária para a elaboração de Cadastros Estaduais e Nacional de Reclamações Fundamentadas, previstos no Código de Defesa do Consumidor.


O acesso às informações assegura aos consumidores e fornecedores a transparência do dia-a-dia das relações de consumo. É um grande instrumento de controle social que mediante o exercício do direito à escolha pode incentivar o respeito aos direitos dos consumidores e, portanto, a construção de um mercado de consumo mais equilibrado.


Nele é possível fazer consulta por Estado (onde o sistema foi implantado), sobre o atendimento feito por área, perfil do consumidor por faixa etária, por área e faixa etária, fornecedores e seus maiores problemas.


O Sindec pode ser acessado no site do Ministério da Justiça: http://www.mj.gov.br/



Dúvida: contato@linhadiretadoconsumidor.com