CET - Fique de olho!

Liandro Roger – Ipiranga/SP

O que é o CET – Custo Efetivo Total?

Prezado Liandro

O CET foi regulamentado pelo Banco Central por intermédio da Resolução nº 3.517 de 06.12.2007, que dispõe sobre a informação e a divulgação do custo efetivo total correspondente a todos os encargos e despesas de operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas para ampliar o direito à informação no momento da outorga de crédito. Ele se constitui em uma única taxa, que considera todas as despesas envolvidas em uma operação de crédito, demonstrando o custo real do empréstimo no ano. Ele foi criado para facilitar a comparabilidade dos custos dos serviços de crédito prestados pelas instituições financeiras, buscando maior transparência e concorrência no sistema financeiro.

Em suma é o valor total que você paga ao contratar um empréstimo/financiamento. Expresso como taxa percentual anual, este custo depende do prazo, valor do empréstimo, tarifa de abertura de crédito, IOF, entre outras despesas, devendo ser informado previamente ao consumidor na contratação da operação.

O cálculo considera os seguintes itens:

Taxa de Juros da Operação;

Tributos;

Tarifas;

Seguros;

Outras despesas cobradas do cliente relacionadas à operação de crédito.

Portanto, o consumidor ao buscar um crediário deve:

Ter conhecimento do CET, das tarifas aplicáveis e demais condições da outorga de crédito antes da contratação da operação;

Pedir a planilha utilizada para o cálculo do CET, deixando explicito os fluxos considerados e os referenciais de remuneração;

Nas publicidades deve verificar a divulgação do CET correspondente a operação de crédito de forma clara e legível;

Na dúvida pedir o cálculo do CET aplicável ao contrato.

Tomando esses cuidados o consumidor pode comparar os diferentes tipos de empréstimos e financiamentos, optando pela solução que melhor atende à sua necessidade. Além de ter conhecimento do valor total que vai pagar ao final da operação de crédito, independentemente da taxa de juros da linha do empréstimo/financiamento.



Dúvida: contato@linhadiretadoconsumidor.com